No desenvolvimento do projeto houve a necessidade de encontrar meios de apresentar os atrativos turísticos do município e por isso surgiu a ideia de construir uma maquete para visualizar melhor os atrativos turísticos de Bento. Também foi desenhada uma mascote representando a temática investigada e assim, surgiu a “Mascote Bentolito” com criação dos alunos e de um membro da comunidade de Bento Gonçalves, que está em fase de criação.
domingo, 2 de setembro de 2012
Conclusões
O estudo possibilitou aos alunos o exercício da prática de investigação através do projeto de pesquisa e uma vivência no cenário de atuação profissional do guia de turismo que é conhecer a realidade do destino turístico, principalmente na relação com a comunidade receptora e o turismo.
Apesar da amostra da pesquisa ser pequena, pode-se aferir que há a necessidade de promover ações de sensibilização junto à população para despertar o interesse em conhecer as atrações do município que são bens naturais e culturais da própria comunidade. Ações como a Oficina de Turismo pode sinalizar as direções que a Secretaria Municipal de Turismo deve implantar e neste enfoque o projeto é parceiro para estender este tipo de ação para todos os bairros e comunidades do interior do município.
Estas discussões e os resultados de toda a pesquisa serão apresentados para a Secretária de Turismo para planejar ações em prol do desenvolvimento sustentável do turismo.
Assim, a hipótese 2: Porque há taxas de ingresso para conhecer os atrativos e a hipótese 3: Porque há pouca divulgação dos atrativos turísticos apontadas como o motivo de não conhecer todos os atrativos turísticos não foram confirmadas, pois 28% dos entrevistados não conhecem os atrativos turísticos por falta de tempo o que vem comprovar a hipótese 1 em que a cultura de Bento Gonçalves está centrada no trabalho e o lazer fica em segundo plano.
Ainda como resultado relevante 22% dos pesquisados responderam que não tem interesse em conhecer os atrativos turísticos o que reforça a ideia de planejar ações neste sentido e que foi confirmado pelas sugestões feitas pela comunidade presente na Oficina de Turismo.
Oficina de Turismo no Senac
A falta de tempo e de interesse encontrada na pesquisa aponta que não há um envolvimento direto da comunidade com as questões relacionadas ao turismo. Por outro lado o que se pode observar é que quando houve um convite por parte dos alunos do projeto em participar de uma Oficina de Turismo para conhecer melhor o que o município possui de atrativos 87% dos entrevistados mostraram interesse em participar do evento. Desta forma entende-se que quando a comunidade é chamada para um evento do turismo, há sim interesse em participar como foi o caso da Oficina de Turismo no Senac realizada no dia 24 de agosto. O evento contou com 17 membros da comunidade representando associações de bairro, pároco de igreja e comunidade em geral.
As sugestões apontadas foram:
1. Ofertar passeios para a comunidade através das agências de turismo do município;2. Organizar eventos de turismo nas comunidades do interior e nos bairros para aproximar a população das ações da atividade turística do município;
3. Valorizar a paisagem do interior como atrativo turístico e também oportunizar aos moradores uma renda complementar com o turismo;
4. Divulgar os atrativos turísticos do município para a comunidade local.
Todos os participantes consideraram positiva a Oficina de Turismo e elogiaram o desempenho da equipe do projeto.
Relembrando.
Os resultados das entrevistas foram as seguintes: 58% nasceram no município; 85% dos entrevistados moram em Bento a mais de 10 anos; nos atrativos conhecidos 10% apontaram Vale dos Vinhedos, 9% Vinícola Miolo, 7% Maria Fumaça e Caminhos de Pedra e 4% Cantina Strapazon, Casa da Ovelha, Moinho Bertarelo, Pipa Pórtico e Vinícola Aurora. A Igreja Santo Antonio, São Bento, Spa do Vinho, Vinícola Titon, Casa do Tomate e da Erva Mate tiveram 3% de indicação. Na terceira etapa foi realizada uma Oficina de Turismo para os entrevistados, pois 87% indicaram que gostariam de participar de evento turístico. No encontro participaram 17 pessoas e apontaram como sugestões: Ofertar passeios para a comunidade através das agências de turismo do município; Organizar eventos de turismo nas comunidades do interior e nos bairros; Valorizar a paisagem do interior como atrativo turístico e divulgar os pontos turísticos para a comunidade local.
Alguns slides da apresentação, dos mais de 150.
Assinar:
Postagens (Atom)