A entrevista é uma comunicação verbal entre duas pessoas com um grau de estruturação previamente definido cuja finalidade é a obtenção de informações de pesquisa, portanto foi feito um teste piloto do instrumento de pesquisa para verificar se as questões estavam bem estruturadas e de interpretação clara para o entrevistado. Após o teste foi feito algumas adequações nas questões para qualificar o instrumento de pesquisa.
Foram realizados levantamentos para obter informações nas igrejas sobre o número de fiéis da religião católica e verificar a disponibilidade de investigar esta população, pois segundo a Secretária de Turismo, nunca foi feito nenhum trabalho nas paróquias. Também foram obtidas informações nas Associações de bairros e na Prefeitura do Município para obter o número da população dos bairros e definir uma amostra para as entrevistas. Após a análise destas informações foi definido que a comunidade investigada ficaria centrada nos bairros Humaitá, Centro, São Roque, Borgo, Glória, Cidade Alta e Cohab por ser o endereço de residência dos alunos e que conhecem a realidade dos moradores e também para facilitar o deslocamento para as entrevistas.
Foi definida uma amostra total de 80 entrevistas considerada representativa para o estudo, uma vez que devido ao número reduzido de alunos participantes do projeto e do cronograma já estabelecido, não seria possível investigar uma população maior. Posteriormente foram passadas orientações para a aplicação da pesquisa.
Os alunos foram a campo identificados com crachá e pasta contendo uma Carta de Apresentação da Diretora do SENAC Bento Gonçalves explicando os objetivos das entrevistas, formulário de pesquisa, formulário de Declaração de Imagem.
Análise dos resultados: Para a análise dos dados foi utilizada uma planilha do Microsoft Office Excel com a realização da tabulação das entrevistas e a construção dos gráficos para visualizar os resultados das entrevistas. Na questão se gostaria de participar de uma Oficina de Turismo 83% dos pesquisados responderam que sim o que motivou a organização e o planejamento de um evento para conhecer melhor o turismo em Bento Gonçalves.
Para melhor visualização clique na foto.

Dos entrevistados 58% nasceram em Bento.
Em relação ao tempo de residência 85% dos entrevistados moram em Bento a mais de 10 anos.
Na questão da religiosidade 95% dos entrevistados são católicos e 5% são evangélicos e que é o resultado da imigração italiana.
Em relação ao gênero, 69% são do sexo feminino e 31% do sexo masculino.
A faixa etária dos entrevistados foi de 55% acima de 50 anos seguidos de 35% na faixa de 30-50 anos e 11% com idade entre 20 a 30 anos.
Em relação a formação 59% dos pesquisados possuem ensino médio completo seguido de 30% com ensino superior e 11% com pós-graduação.
Na questão sobre qual ou quais são os pontos turísticos conhecidos pelos entrevistados foram obtidos os seguintes resultados: 10% apontaram Vale dos Vinhedos, 9% a Vinícola Miolo seguido da Maria Fumaça e Caminhos de Pedra com 7% e a Cantina Strapazon, Casa da Ovelha, Moinho Bertarelo, Pipa Pórtico e Vinícola Aurora com 4%. Os atrativos turísticos, Igreja Santo Antonio, Igreja São Bento, Spa do Vinho, Vinícola Titon, Casa do Tomate e Casa da Erva Mate tiveram 3% de indicação. E outros indicados somaram apenas 1% conforme visualização através do gráfico
Os atrativos indicados fazem parte das rotas e dos roteiros turísticos do município o que corresponde a 29% estão no Vale dos Vinhedos onde foram indicados a Vinícola Miolo, Vinícola Titon, Spa do Vinho, Cave de Pedra. No roteiro Caminhos de Pedra com um total de 28% foram indicados na questão anterior os seguintes atrativos: Cantina Strapazon, Casa da Ovelha, Casa da Erva Mate, Moinho Bertarello, Casa da Tecelagem, Casa do Tomate, Restaurante Nona Ludia e Casa das Massas. A Via Del Vino que está localizada no centro da cidade abrangeu 27% das indicações onde está inserida a Igreja Santo Antonio. A Rota Vale do Rio das Antes obteve 8% das indicações seguidos de 4% com Cantinas Históricas e 2% Pinto Bandeira sendo estas indicações apenas o nome das rotas não havendo a menção de atrativos pertencentes a estas rotas.

Ao questionar os motivos de conhecer pouco ou nenhum ponto turístico, os entrevistados apontaram como justificativa a falta de tempo com um total de 28% das respostas seguida de falta de interesse com 22%. O motivo como a falta de oportunidade foi apontada pelos entrevistados com 18% e a falta de divulgação, de incentivo ou estímulo atingiu 14% das respostas.
A falta de tempo e de interesse encontrada na pesquisa aponta que não há um envolvimento direto da comunidade com as questões relacionadas ao turismo. Por outro lado o que se pode observar é que quando houve um convite por parte dos alunos do projeto em participar de uma Oficina de Turismo para conhecer melhor o que o município possui de atrativos 87% dos entrevistados mostraram interesse em participar do evento.
Desta forma entende-se que quando a comunidade é chamada para um evento do turismo, há sim interesse em participar como foi o caso da Oficina de Turismo no Senac realizada no dia 24 de agosto.
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