sábado, 1 de setembro de 2012

Entrevista são aplicadas na comunidade


Aplicação das entrevistas. 
A entrevista é uma comunicação verbal entre duas pessoas com um grau de estruturação previamente definido cuja finalidade é a obtenção de informações de pesquisa, portanto foi feito um teste piloto do instrumento de pesquisa para verificar se as questões estavam bem estruturadas e de interpretação clara para o entrevistado. Após o teste foi feito algumas adequações nas questões para qualificar o instrumento de pesquisa. Foram realizados levantamentos para obter informações nas igrejas sobre o número de fiéis da religião católica e verificar a disponibilidade de investigar esta população, pois segundo a Secretária de Turismo, nunca foi feito nenhum trabalho nas paróquias. Também foram obtidas informações nas Associações de bairros e na Prefeitura do Município para obter o número da população dos bairros e definir uma amostra para as entrevistas. Após a análise destas informações foi definido que a comunidade investigada ficaria centrada nos bairros Humaitá, Centro, São Roque, Borgo, Glória, Cidade Alta e Cohab por ser o endereço de residência dos alunos e que conhecem a realidade dos moradores e também para facilitar o deslocamento para as entrevistas. Foi definida uma amostra total de 80 entrevistas considerada representativa para o estudo, uma vez que devido ao número reduzido de alunos participantes do projeto e do cronograma já estabelecido, não seria possível investigar uma população maior. Posteriormente foram passadas orientações para a aplicação da pesquisa. Os alunos foram a campo identificados com crachá e pasta contendo uma Carta de Apresentação da Diretora do SENAC Bento Gonçalves explicando os objetivos das entrevistas, formulário de pesquisa, formulário de Declaração de Imagem.

Encontros define as prioridades da pesquisa


A partir das informações da palestra com a Secretária Municipal de Turismo, deu-se inicio ao processo de investigação com o agendamento de dois encontros semanais abrangendo as seguintes etapas:
Etapa 1- Formulação do problema a ser investigado: A partir desta etapa o projeto contou com a participação de cinco alunos do curso Técnico de Guia de Turismo - Turma T1 do Módulo I. Foi explanado aos estudantes o que é um projeto de pesquisa, já que a maioria nunca havia trabalhado com pesquisa. Após este entendimento foi elaborado o problema a ser investigado e a formulação das hipóteses prováveis para responder aos questionamentos. Problema 1: A comunidade de Bento Gonçalves conhece os atrativos turísticos de seu município?Problema 2: Porque a comunidade de Bento Gonçalves não conhece os atrativos turísticos ? Hipótese 1: A cultura de Bento Gonçalves está concentrada no trabalho e o lazer fica em segundo plano. Hipótese 2: Porque há taxas de ingresso para conhecer os atrativos. Hipótese 3: Porque há pouca divulgação dos atrativos turísticos. Após esta intervenção foram discutidas as técnicas de pesquisa para a resolução dos problemas. Foram utilizadas entrevistas aplicadas para a comunidade local, não envolvendo as escolas do município, pois a Secretaria de Turismo já vem fazendo um trabalho de envolvimento dos alunos do ensino fundamental e médio o que foi comprovado durante a Oficina de Turismo. Assim, foi elaborado o instrumento de pesquisa (ANEXO A) com questões abertas e fechadas aplicadas para a população localizada nos bairros onde os alunos do projeto residem. As questões do instrumento de pesquisa foram discutidas com os alunos tendo sempre a preocupação de centrar as perguntas no objeto de estudo.

*********************************************************************************
ANEXO A
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC BENTO GONÇALVES
CURSO TÉCNICO DE GUIA DE TURISMO
PROJETO DE PESQUISA: CONHECER BENTO!
ENTREVISTA COMUNIDADE LOCAL
DATA: LOCAL DE APLICAÇÃO: NOME DO PESQUISADOR:
Caro entrevistado! Esta entrevista faz parte do Projeto de Pesquisa do Curso Técnico de Guia de Turismo que tem como objetivo verificar se a comunidade de Bento Gonçalves conhece os seus atrativos turísticos de forma a sensibilizar a população local para contribuir no desenvolvimento do turismo no município. Obrigado pela colaboração.
A – IDENTIFICAÇÃO:
1. Nasceu em Bento Gonçalves? ( ) Sim ( ) Não
2. Reside em Bento à quantos anos?
( ) 2 – 5 Anos ( ) 5 - 10 Anos ( ) Acima de 10 Anos
3. Qual é a sua religião?
( ) Católica ( ) Evangélica ( ) Luterana ( ) Outros. Citar:....................
4. Gênero: ( ) Feminino ( ) Masculino
5. Faixa Etária: ( ) 20 - 30 Anos ( ) 30 -50 Anos ( ) Acima de 50 Anos
6. Formação: ( ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( ) Ensino Superior ( ) Pós Graduação
B – INFORMAÇÕES DO TURISMO
2. Qual ou quais são os pontos turísticos que você conhece?
.............................................................................................................................................................
1.1. Conhece pouco ou nenhum ponto turístico, por quê?
( ) Falta de oportunidade ( ) Falta de divulgação ( ) Falta de tempo ( ) O valor dos ingressos não são acessíveis ( ) Falta de meios de acesso (linha de ônibus) ( ) Falta de interesse ( ) Falta de incentivo/estímulo ( ) Outros. Citar:............................................................................................
3. Gostaria de participar de uma Oficina de Turismo? ( ) Sim ( ) Não
2.1. Se for Sim, podes fornecer fone ou email para contato:
Nome: Fone: Email:
Obs: As Oficinas de Turismo serão realizadas nas comunidades de abrangência das igrejas e/ou nas associações de bairros.
Fim de nossos serviços!!

Palestra com Secretária Municipal de Turismo



Palestra com a Secretária de Turismo de Bento Gonçalves: Este evento foi realizado na escola Senac para os alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo. Foi uma oportunidade dos alunos do projeto questionar a Secretária Ivane Fávero sobre a participação da comunidade com o turismo e a forma de divulgação dos atrativos do município para a população local.