domingo, 2 de setembro de 2012

Conclusões



O estudo possibilitou aos alunos o exercício da prática de investigação através do projeto de pesquisa e uma vivência no cenário de atuação profissional do guia de turismo que é conhecer a realidade do destino turístico, principalmente na relação com a comunidade receptora e o turismo.
Apesar da amostra da pesquisa ser pequena, pode-se aferir que há a necessidade de promover ações de sensibilização junto à população para despertar o interesse em conhecer as atrações do município que são bens naturais e culturais da própria comunidade. Ações como a Oficina de Turismo pode sinalizar as direções que a Secretaria Municipal de Turismo deve implantar e neste enfoque o projeto é parceiro para estender este tipo de ação para todos os bairros e comunidades do interior do município.
Estas discussões e os resultados de toda a pesquisa serão apresentados para a Secretária de Turismo para planejar ações em prol do desenvolvimento sustentável do turismo.
Assim, a hipótese 2: Porque há taxas de ingresso para conhecer os atrativos e a hipótese 3: Porque há pouca divulgação dos atrativos turísticos apontadas como o motivo de não conhecer todos os atrativos turísticos não foram confirmadas, pois 28% dos entrevistados não conhecem os atrativos turísticos por falta de tempo o que vem comprovar a hipótese 1 em que a cultura de Bento Gonçalves está centrada no trabalho e o lazer fica em segundo plano.
Ainda como resultado relevante 22% dos pesquisados responderam que não tem interesse em conhecer os atrativos turísticos o que reforça a ideia de planejar ações neste sentido e que foi confirmado pelas sugestões feitas pela comunidade presente na Oficina de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário