Projeto 2012

Estudantes do Curso Técnico Guia de Turismo, Turma T1, iniciado no ano de 2011 realizou no mês de Junho de 2012 a primeira reunião com a professora Janete Rotta Antunes, para averiguar a possibilidade de realizar uma pesquisa em grupo.
No momento vários alunos estiveram em sala da Escola de Educação Profissional Senac Bento Gonçalves. Diversos pontos foram sugeridos para chegar a um objetivo de conclusão. A comunidade local conhece os pontos turísticos de sua cidade? Através desse tema é iniciado os porque(s) deste assunto, nesta reunião estiveram presentes os alunos: Cleber, Daniela, Diana, Dorvalina, Elaine, Jones, Ribamar, Sônia.

Na tarde do dia 18 do corrente mês, ocorreu o segundo encontro com os alunos integrantes da pesquisa e professora, que apresentou uma atividade externa, onde o qual a Escola de Educação Profissional Senac Bento Gonçalves foi convidada a fazer uma palestra em uma escola de bairro no município. Através do interesse do grupo em realizar um pesquisa foi estabelecido uma dinâmica aos alunos de ensino médio. Os integrantes do grupo de pesquisa realizariam tarefas onde teriam a noção do que os jovens alunos sabem do turismo de Bento Gonçalves, e após seria realizado uma breve explanação turística em forma de slides e vídeo institucional da Secretaria Municipal de Turismo.

Dando continuidade ao projeto de pesquisa, no dia 19 do mês de Junho foi realizado uma atividade externa em escola de bairro do município.

Alunos de Ensino Médio da escola Bom Retiro de Bento Gonçalves, se propuseram a interagir com as atividades criadas pela professora Janete Rotta Antunes e alunos do curso Técnico Guia de Tursimo.
Entre os roteiros das atividades, as dinâmicas foram realizadas em grupos, dos quais os desafios seriam realizados. 
                                                 
A oficina foi realizada no turno da manhã com início as 8h 30min às 11h30min na presença de 35 alunos e  tarde com início as 14h 30min às 17h e 30min com a participação de 100 alunos, as respostas de cada aluno é encontrado abaixo em um gráfico onde estão somados e descritos a opinião de  cada e conhecimento.
Os alunos em grupo receberam canetões e papéis para escreverem a sugestão da pergunta. Terminado o tempo sugestivo cada grupo escolheu um integrante para apresentação a todos e o papel posto em mural para todos verem.


    
Desafio 1 - Onde você levaria um turista no seu município?                           

Desafio 2 - Identificar em cada grupo, qual ou quais locais indicados são conhecidos pelos alunos, ou seja, se já foram visitados.

Após a apresentação dos desafios, os alunos do curso Técnico Guia de Turismo apresentaram uma síntese turística do município de Bento Gonçalves, através de slides as imagens demostraram os roteiros turísticos, juntamente com seus atrativos e empreendimentos.
 
          
 O objetivo era saber até que ponto o aluno havia conhecimento do turismo onde reside, deste a apresentação dos alunos do Senac resume em uma bela apresentação, tendo no final a apresentação do video turístico cedido pela Secretaria Municipal de Bento Gonçalves.



Após esta etapa, ficou a pergunta: E a comunidade local, conhece os atrativos turísticos de Bento Gonçalves? - Desta questão o grupo desencadeou diversas perguntas do quais seria necessário a realização de uma pesquisa com a comunidade e através deste, foi buscado os pontos aonde haveria maior concentração de pessoas, como Igrejas, Associações dos Bairros entre outros afim de obter maior resultado em pouco tempo de realização das mesmas, donde destes foi estipulado 80 entrevistados. 
Destas entrevistas realizadas para a comunidade foi construído os gráficos  que com os resultados pode se ter uma ideia, de quais atrativos turísticos de Bento Gonçalves é conhecido.
Perfil dos entrevistados:

População entrevistada: (Figura 5)
Figura 5 – Distribuição da População Entrevistada.

Questão 1: Dos entrevistados 58% nasceram em Bento. (Figura 6)
Figura 6 – Nasceu em Bento.
Questão 2: Em relação ao tempo de residência 85% dos entrevistados moram em Bento a mais de 10 anos. (Figura 7).
Figura 7 – Reside em Bento à quantos.
Em relação ao gênero, 69% são do sexo feminino e 31% do sexo masculino. (Figura 8)
Figura 8 – Gênero.
A faixa etária dos entrevistados foi de 55% acima de 50 anos seguidos de 35% na faixa de 30-50 anos e 11% com idade entre 20 a 30 anos. (Figura 9).
Figura 9 – Faixa Etária.
Em relação a formação 59% dos pesquisados possuem ensino médio completo seguido de 30% com ensino superior e 11% com pós-graduação. (Figura 10).
Figura 10 – Formação.
Na questão da religiosidade 95% dos entrevistados são católicos e 5% são evangélicos e que é o resultado da imigração italiana. (Figura 11).
Figura 11- Religião.

B – Informações do turismo:
1. Na questão sobre qual ou quais são os pontos turísticos conhecidos pelos entrevistados foram obtidos os seguintes resultados: 10% apontaram Vale dos Vinhedos, 9% a Vinícola Miolo seguido da Maria Fumaça e Caminhos de Pedra com 7% e a Cantina Strapazon, Casa da Ovelha, Moinho Bertarelo, Pipa Pórtico e Vinícola Aurora com 4%. Os atrativos turísticos, Igreja Santo Antonio, Igreja São Bento, Spa do Vinho, Vinícola Titon, Casa do Tomate e Casa da Erva Mate tiveram 3% de indicação. E outros indicados somaram apenas 1% conforme visualização através do gráfico. (Figura 12).


Figura 12 – Pontos turísticos apontados.
Os atrativos indicados fazem parte das rotas e dos roteiros turísticos do município o que corresponde a 29% estão no Vale dos Vinhedos onde foram indicados a Vinícola Miolo, Vinícola Titon, Spa do Vinho, Cave de Pedra. No roteiro Caminhos de Pedra com um total de 28% foram indicados na questão anterior os seguintes atrativos: Cantina Strapazon, Casa da Ovelha, Casa da Erva Mate, Moinho Bertarello, Casa da Tecelagem, Casa do Tomate, Restaurante Nona Ludia e Casa das Massas. A Via Del Vino que está localizada no centro da cidade abrangeu 27% das indicações onde está inserida a Igreja Santo Antonio. A Rota Vale do Rio das Antes obteve 8% das indicações seguidos de 4% com Cantinas Históricas e 2% Pinto Bandeira sendo estas indicações apenas o nome das rotas não havendo a menção de atrativos pertencentes a estas rotas. (Figura 13).
Figura 13 – Roteiros Turísticos.
1.1. Ao questionar os motivos de conhecer pouco ou nenhum ponto turístico, os entrevistados apontaram como justificativa a falta de tempo com um total de 28% das respostas seguida de falta de interesse com 22%. O motivo como a falta de oportunidade foi apontada pelos entrevistados com 18% e a falta de divulgação, de incentivo ou estímulo atingiu 14% das respostas. (Figura 14).
Figura 14 – Motivos de conhecer poucos atrativos turísticos.
A falta de tempo e de interesse encontrada na pesquisa aponta que não há um envolvimento direto da comunidade com as questões relacionadas ao turismo. 
Por outro lado o que se pode observar é que quando houve um convite por parte dos alunos do projeto em participar de uma Oficina de Turismo para conhecer melhor o que o município possui de atrativos 87% dos entrevistados mostraram interesse em participar do evento. Desta forma entende-se que quando a comunidade é chamada para um evento do turismo, há sim interesse em participar como foi o caso da Oficina de Turismo no Senac realizada no dia 24 de agosto.






  
 

 

  

  
    
O evento contou com 17 membros da comunidade representando associações de bairro, pároco de igreja e comunidade em geral. As sugestões apontadas foram:


1. Ofertar passeios para a comunidade através das agências de turismo do município;
2. Organizar eventos de turismo nas comunidades do interior e nos bairros para aproximar a população das ações da atividade turística do município;
3. Valorizar a paisagem do interior como atrativo turístico e também oportunizar aos moradores uma renda complementar com o turismo;
4. Divulgar os atrativos turísticos do município para a comunidade local.
Todos os participantes consideraram positiva a Oficina de Turismo e elogiaram o desempenho da equipe do projeto.
No desenvolvimento do projeto houve a necessidade de encontrar meios de apresentar os atrativos turísticos do município e por isso surgiu a ideia de construir uma maquete para visualizar melhor os atrativos turísticos de Bento.

Também foi desenhado um mascote representando a temática investigada e assim, surgiu a “Mascote Bentolito” com criação dos alunos e de um membro da comunidade de Bento Gonçalves.

Das Conclusões:

O estudo possibilitou aos alunos o exercício da prática de investigação através do projeto de pesquisa e uma vivência no cenário de atuação profissional do guia de turismo que é conhecer a realidade do destino turístico, principalmente na relação com a comunidade receptora e o turismo.
Apesar da amostra da pesquisa ser pequena, pode-se aferir que há a necessidade de promover ações de sensibilização junto à população para despertar o interesse em conhecer as atrações do município que são bens naturais e culturais da própria comunidade. Ações como a Oficina de Turismo pode sinalizar as direções que a Secretaria Municipal de Turismo deve implantar e neste enfoque o projeto é parceiro para estender este tipo de ação para todos os bairros e comunidades do interior do município.
Estas discussões e os resultados de toda a pesquisa serão apresentados para a Secretária de Turismo para planejar ações em prol do desenvolvimento sustentável do turismo.
Assim, a hipótese 2: Porque há taxas de ingresso para conhecer os atrativos e a hipótese 3: Porque há pouca divulgação dos atrativos turísticos apontadas como o motivo de não conhecer todos os atrativos turísticos não foram confirmadas, pois 28% dos entrevistados não conhecem os atrativos turísticos por falta de tempo o que vem comprovar a hipótese 1 em que a cultura de Bento Gonçalves está centrada no trabalho e o lazer fica em segundo plano.
Ainda como resultado relevante 22% dos pesquisados responderam que não tem interesse em conhecer os atrativos turísticos o que reforça a ideia de planejar ações neste sentido e que foi confirmado pelas sugestões feitas pela comunidade presente na Oficina de Turismo.
















          
     

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