terça-feira, 16 de outubro de 2012

Avaliadores prestigiam projeto de Bento

Durante a 6º Fecitep, que está contando com 95 trabalhos expostos, sendo que 89 concorrem à premiação. Um dos métodos de seleção para a feira é a Mostra Estadual (MEP), que expoõe trabalhos científicos e os melhores estarão expostos nesses três dias de evento.
Durante a tarde do dia 16, 17 diversos visitantes estiveram  marcando presença no stande de apresentação de Bento e também sendo avaliado pelos professores de universidade, como o Sr. Luis Eduardo, Sr.Jorge Luis e a Adriana que prestigiaram a desenvoltura do trabalho com a comunidade de Bento Gonçalves.

Montagem do stande de Bento na Fecitep

Na manhã do dia 16 do corrente mês, está sendo realizado as montagens dos standers na Casa do Gaúcho no Parque da Harmonia. Mais uma vez o stander de Bento faz uma excelente montagem de seu ambiente de exposição.


Diretora do Senac Bento Gonçalves prestigia Feira de Projetos

Durante a Feira muitos visitantes conheceram o stande de Bento Gonçalves, inclusive a Sra Talita, diretora do Senac de Bento Gonçalves e a pedagoga da mesma instituição Sra Solange estiveram prestigiando as apresentações do Projeto " Conhecer Bento".

sábado, 13 de outubro de 2012

Rumo ao 6º Fecitep em Porto Alegre

Invictos ao projeto construído em sala de aula " Conhecer Bento",  é de importância  uma cidade com tamanha grandeza cultural, histórica e empresarial aos dias de hoje, sendo reconhecida Nacionalmente e Internacionalmente. 
Os valores e forças que foram adquiridos e advindos desde os primeiros imigrantes italianos em 1870, relembrados a todo o momento, fica aos dias de hoje as suas conquistas, as vitórias, os valores sociais e as admirações do tamanho sofrimento daquela época. 
Hoje na percepção dos valores humanos, vemos o significado histórico dentro de cada um de nós e o movimento correlacionado a um todo, isto é: ajudar a englobar os vínculos sociais numa forma em que todos possam usufruir os benefícios, aonde que destes resgates da própria cultura, é apenas um dos requisitos sustentáveis para uma geração de renda e melhor qualidade de vida a uma sociedade e a uma nação, pois os artigos estão em nossa frente e saibamos nós como queremos usufruir desta oferta de tamanho, que existente na frente de nós. Portanto as classificações de um projeto são relevantes a um conhecimento e valor de um avaliador, mas pondo a prática, envolver e agir e ver a atuação exercida é a gratificação de um trabalho sendo  plenamente aceitável. 
Mais uma vez este projeto estará sendo apresentado e avaliado, agora na 6º Feira de Ciências e Tecnologia da Educação Profissional nos dias 16, 17 e 18 de Outubro de 2012, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho. 
Boa Sorte aos alunos Jones e Ribamar e a professora docente Janete representando a Escola Senac Bento Gonçalves.

Segue próxima etapa do Projeto

Na oficina de turismo realizada  aos membros da comunidade no dia 24 de agosto foram apontadas sugestões para uma oferta de passeio. Nas entrevistas abertas e fechadas havia uma pergunta. Qual ou quais pontos turísticos você conhece? No gráfico apresentado constou que os Roteiros: Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas foram os menos mencionados, a partir disso foi pesquisado possível passeio e convidados alguns participantes da comunidade para possível e breve passeio no Roteiro das Cantinas Históricas. O passeio foi realizado no dia 6 de Outubro, com 9 participantes. Não houve grande público pelo fato de que essa data era véspera de eleições municipais e muitas pessoas haviam viajado para votarem, e a necessidade se fazia a dar continuidade do mesmo. Após realizado o passeio foi concluído que não imaginavam tanta beleza natural e excelentes empreendimentos existentes na cidade onde viviam achando extrema importância do projeto realizado e desde já foi combinado a se realizar outros passeios na cidade.




Classificação libera chave para a VI Fecitep

Destaque em jornal com uma belíssima notícia dispensa oque escrever sobre o assunto. Ficando em 5º lugar na Feira de Projetos do Senac do RS, com mais de 40 sendo avaliados. Parabéns pelo empenho dos alunos Elaine, Jones e Ribamar, sob as orientações da professora Janete que muito se dedicou a ensinar e aconselhar a construção deste lindo trabalho de pesquisa em Bento Gonçalves.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Diretor Regional Senac RS visita Projeto Conhecer Bento.

Visita do Diretor Regional do Senac RS, Sr. José Paulo da Rosa e o Gerente do Núcleo de Educação Profissional Senac RS, Sr. Roberto Berte ao nosso Projeto "Conhecer Bento".
 



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Projeto Conhecer Bento em fase de avaliação em Feira de Projetos


Aberta a Feira de Projetos Senac 2012. Nas fotos solenidade de abertura e stand de Bento Gonçalves sendo visitado pelo público e supervisão avaliativa do projeto Conhecer Bento. Com aberturas oficial as 14h, grande público marcou presença na tarde do dia 12.

Montagem do stander de Bento Gonçalves em Feira

       
Chegado o dia da apresentação da Feira de Projetos Senac 2012, realizado na Sede Campestre do Sesc em Porto Alegre, abaixo os alunos Elaine, Jones e Ribamar estão realizando a montagem do stande da feira sob o auxilio da professora Janete.
Na feira os alunos do curso Técnico de Guia de Turismo, representam o Senac de Bento Gonçalves. O projeto "Conhecer Bento: A participação da comunidade para o desenvolvimento sustentável do turismo", apresentados nos dias 12 apartir das 14h às 18h, e dia 13 das 8h às 15h e 30 min. Convidamos todos a visitarem a Feira que tem o tema: Como é possível inovar para o desenvolvimento da vida de modo sustentável.

domingo, 2 de setembro de 2012

Criatividade aderida ao turísmo

No desenvolvimento do projeto houve a necessidade de encontrar meios de apresentar os atrativos turísticos do município e por isso surgiu a ideia de construir uma maquete para visualizar melhor os atrativos turísticos de Bento. Também foi desenhada uma mascote representando a temática investigada e assim, surgiu a “Mascote Bentolito” com criação dos alunos e de um membro da comunidade de Bento Gonçalves, que está em fase de criação.

Conclusões



O estudo possibilitou aos alunos o exercício da prática de investigação através do projeto de pesquisa e uma vivência no cenário de atuação profissional do guia de turismo que é conhecer a realidade do destino turístico, principalmente na relação com a comunidade receptora e o turismo.
Apesar da amostra da pesquisa ser pequena, pode-se aferir que há a necessidade de promover ações de sensibilização junto à população para despertar o interesse em conhecer as atrações do município que são bens naturais e culturais da própria comunidade. Ações como a Oficina de Turismo pode sinalizar as direções que a Secretaria Municipal de Turismo deve implantar e neste enfoque o projeto é parceiro para estender este tipo de ação para todos os bairros e comunidades do interior do município.
Estas discussões e os resultados de toda a pesquisa serão apresentados para a Secretária de Turismo para planejar ações em prol do desenvolvimento sustentável do turismo.
Assim, a hipótese 2: Porque há taxas de ingresso para conhecer os atrativos e a hipótese 3: Porque há pouca divulgação dos atrativos turísticos apontadas como o motivo de não conhecer todos os atrativos turísticos não foram confirmadas, pois 28% dos entrevistados não conhecem os atrativos turísticos por falta de tempo o que vem comprovar a hipótese 1 em que a cultura de Bento Gonçalves está centrada no trabalho e o lazer fica em segundo plano.
Ainda como resultado relevante 22% dos pesquisados responderam que não tem interesse em conhecer os atrativos turísticos o que reforça a ideia de planejar ações neste sentido e que foi confirmado pelas sugestões feitas pela comunidade presente na Oficina de Turismo.

Oficina de Turismo no Senac


A falta de tempo e de interesse encontrada na pesquisa aponta que não há um envolvimento direto da comunidade com as questões relacionadas ao turismo. Por outro lado o que se pode observar é que quando houve um convite por parte dos alunos do projeto em participar de uma Oficina de Turismo para conhecer melhor o que o município possui de atrativos 87% dos entrevistados mostraram interesse em participar do evento. Desta forma entende-se que quando a comunidade é chamada para um evento do turismo, há sim interesse em participar como foi o caso da Oficina de Turismo no Senac realizada no dia 24 de agosto. O evento contou com 17 membros da comunidade representando associações de bairro, pároco de igreja e comunidade em geral. 
 As sugestões apontadas foram:
1. Ofertar passeios para a comunidade através das agências de turismo do município;
2. Organizar eventos de turismo nas comunidades do interior e nos bairros para aproximar a população das ações da atividade turística do município;
3. Valorizar a paisagem do interior como atrativo turístico e também oportunizar aos moradores uma renda complementar com o turismo;
4. Divulgar os atrativos turísticos do município para a comunidade local.
Todos os participantes consideraram positiva a Oficina de Turismo e elogiaram o desempenho da equipe do projeto.



 
 







 


 


































 






 

 





Relembrando.
Os resultados das entrevistas foram as seguintes: 58% nasceram no município; 85% dos entrevistados moram em Bento a mais de 10 anos; nos atrativos conhecidos 10% apontaram Vale dos Vinhedos, 9% Vinícola Miolo, 7% Maria Fumaça e Caminhos de Pedra e 4% Cantina Strapazon, Casa da Ovelha, Moinho Bertarelo, Pipa Pórtico e Vinícola Aurora. A Igreja Santo Antonio, São Bento, Spa do Vinho, Vinícola Titon, Casa do Tomate e da Erva Mate tiveram 3% de indicação. Na terceira etapa foi realizada uma Oficina de Turismo para os entrevistados, pois 87% indicaram que gostariam de participar de evento turístico. No encontro participaram 17 pessoas e apontaram como sugestões: Ofertar passeios para a comunidade através das agências de turismo do município; Organizar eventos de turismo nas comunidades do interior e nos bairros; Valorizar a paisagem do interior como atrativo turístico e divulgar os pontos turísticos para a comunidade local.

Alguns slides da apresentação, dos mais de 150.